image1 image2 image3 image4 image5 image6 image7 image8 image9 image10

Ubuntu 11.4 no Avell A5160 GHD

Anteriormente tinha dito que adquiri um novo notebook e estava a espera do lançamento da nova versão do Ubuntu 11.04 Natty Narwhal para instalar nele. Então esta semana eu baixei o live CD da nova versão. Instalei a versão 32bits, pois ainda tenho certo receio de utilizar a versão 64bits por questões de compatibilidade de programas e possível instabilidade no novo notebook. Instalei em dual boot, juntamente com o Windows 7.  

A maior mudança ou pelo menos a mais perceptível é a da área de trabalho com a Unity, ao invés do Gnome, e é MUITO diferente no modo de navegar, mas aos poucos estou pegando o costume.  



Algumas coisas eu reparei que não estavam funcionando corretamente:

Vídeo

Esse notebook vem com duas placas de vídeo, uma ON(Intel) e uma OFF(nVidia GT 540m). A utilização delas é gerenciada com a tecnologia Optimus. Mas aqui no Linux ainda não está funcionando, pelo menos não como deveria. Sendo assim, ao instalar o Ubuntu, a placa de vídeo OFF fica ativa e consumindo energia. Ao tentar instalar os drivers de vídeo nVidia, oferecidos pelo aplicativo "Drivers Adicionais" do Ubuntu, o driver se instala mas não enxerga a placa GT 540m. Seguindo algumas dicas de fóruns consegui desativar a OFF e ativar a ON (passo 1 = resultado). Notei que se eu desativar a OFF, reiniciar e carregar o Windows 7 a OFF não é reconhecida. Ela só "volta" se desligar e ligar o notebook. Não quis automatizar esse processo de desativar a OFF, estou preferindo desativar manualmente, pois quero testar uma solução onde a placa 3D funcione. 


Solução 1 - Bumblebee
Solução 2 - Ironhide

Wireless

Venho notado que ao usar a wireless fica "caindo". Na verdade não cai a conexão, mas para de navegar. Notei isso quando estava baixando aplicativos e atualizações para o Ubuntu, vendo vídeos no youtube e até mesmo ouvindo rádios onlines. Em alguns momentos, se paro de utilizar a rede/internet por algum tempo a conexão com a rede também para. É como se a placa de rede "dormisse" e, quando fosse necessário voltar ao trabalho novamente, fosse necessário reconectar a rede manualmente, clicando no ícone do lado do relógio.

Olhando as informações da conexão vi que está identificando como uma placa RTL8192CE. Alem disso, a velocidade máxima da conexão está sendo 120Mb/s onde deveria ser 150.
conexão wireless

A placa wlan que possuo é a rlt8188ce, como pude confirmar no terminal.

identificando placa de rede sem fio


Lendo mais sobre esse assunto vi que o driver das duas placas utilizam é o mesmo, tanto no Windows quanto no Linux. Tentei até usar o mesmo driver que é usado no Windows, utilizando o aplicativo "Drivers Windows para placa de rede sem fio" (ou simplesmente ndiswrapper), mas não deu muito certo e até piorei a situação, pois depois removi o aplicativo e minha wlan0 simplesmente não ficou mais ativa, então tive que reinstalar todo o sistema, pois não consegui reativar. Então vou aguardar mais atualizações para ver no que dá.

Solução 1 - MTU

Bluetooth

O bluetooth aparenta estar funcionando mas não faz nada. Quando eu ativo ele via teclado (Fn + F12) o led fica laranja e aparece a imagem do bluetooth próximo ao relógio. Ao clicar nele e ir em preferências o aplicativo diz que o bluetooth está desabilitado e dá a opção para habilitar. Após habilitado nada muda. Acho que falta algum ajuste que tem que ser feito manualmente ou aguardar mais atualizações.

Leitor Biométrico

Esse assunto sempre é um pouco complicado no Linux na maioria dos casos. Ainda não consegui fazer funcionar. Só tentei com o fprint-demo mas não tive sucesso. Estou a procura de um software/driver que funcione no linux.

Bateria

Quando utilizado no modo bateria o tempo ou carga estimada de bateria que resta não é exibido, apenas fica a mensagem de "estimando...". Pude perceber também que, mesmo você sem saber o tempo/carga que resta na bateria, quando está chegando a um nível crítico a bateria indicadora fica vermelha, dando a entender que a carga está baixa.

Carga da bateria estimando eternamente
Em uma ocasião, ao desconectar o cabo do carregador, o notebook travou e não respondia a nada. Tive que forçar o desligamento pressionando o power.


Painel superior

Um fato estanho chamou minha atenção. Eu estava apenas ouvindo música com o Minitunes e navegando na internet. Eu precisei colocar o notebook no mudo e recorri a tecla que fica no painel superior do teclado. Ao apertar essa tecla nada aconteceu, o som ainda continuou, mas quando fui tentar voltar ao que estava fazendo o teclado não respondia, só o mouse respondia. Como isso já me aconteceu em versões passadas do Ubuntu com meu antigo notebook, apertei a combinação de teclas Ctrl + Alt + F1 para ir ao terminal 1 e depois retornei para o 7 (Ctrl + Alt + F7), então tudo voltou ao normal, mas agora o som estava mudo, com um "x". Então retirei do mudo manualmente.

Tecla para ativar/desativar mudo(segunda da esquerda para a direita)

De um modo geral o Ubuntu 11.04 funcionou bem no meu notebook, mas não posso dizer que está funcionando perfeitamente. Alguns travamentos estão acontecendo. Claro que eu tenho contribuido bastante para que eles aconteçam, testando minhas "gambiarras". Como esse notebook vem equipado com tecnologia relativamente nova(Optimus, Sandy Bridge, etc) acredito que com pouco tempo atualizações e dicas na internet vão começar a surgir para tirarmos melhor proveito do equipamento.



pacotes multimidia
http://ubuntued.info/multimedia-no-ubuntu-11-04-natty-narwhal

Versão do Ubuntu utilizada:11.04 Natty Narwhal
Kernel: 2.6.38-8-generic

CONVERSATION