image1 image2 image3 image4 image5 image6 image7 image8 image9 image10

Wireless do HP dv6000 parou de funciona? O que fazer?


Se você possui um notebook da HP Pavilion da série dv6000 e seu drive de CD/DVD parou de funcionar, wireless não detecta mais nenhuma rede ou simplesmente não liga, ou pior, o notebook acende as luzes mas não liga. É, seu notebook dv6000, que provavelmente possui um processador AMD e chipset NVIDIA, se ainda não deu esse problema, é muito provável que ele dê.

"A HP identificou um problema de hardware com alguns notebooks HP Pavilion séries dv6000 e Compaq Presario séries V6000 e também lançou um novo BIOS para esses notebooks: versão F.39 para dv6000 e versão F.3D para dv6000/V6000."

 O meu também é um dessa série, um dv6750br para ser mais preciso. Ele primeiro parou de detectar a unidade de CD/DVD. Uma semana depois não funcionava mais a rede wireless. Então comecei a pesquisar isso e descobri  que esses são sintomas que o levam a "morte" (não ligar mais), e que o problema vem acontecendo com os modelos dv2000, dv6000 e até os dv9000 da HP.

Esse problema está acontecendo porque o chipset da NVIDIA está superaquecendo e "dessoldando" alguns pinos, causando o mal funcionamento ou não funcionamento do notebook. A HP estendeu a garantia de alguns desses modelos por 2 anos, mas o meu não se enquadrou nos números de série beneficiados.

Então? O que fazer? Ressoldar o chipset!

Visão geral da placa mãe do dv6750br
Visão do chipset NVIDIA(esquerda) e do soquete do processador(direita) sem o processador





Atenção!
Antes de você tentar seguir os passos  desse post, tenha em mente que você está por sua conta e risco. Verifique se o seu notebook não está na garantia, e se estiver procure os seus direitos. Somente tente fazer algo parecido se ele estiver fora da garantia.

Seguindo os passos de alguns sites, em especial o






Após desmontar, embrulhei a placa mãe em uma folha dupla de papel alumínio e deixei somente o chipset para fora para a ressolda.
Placa mãe embrulhada com papel alumínio.



Estação de Solda a Ar Ya Xun 850
Estação de Solda a Ar DNS 850











Após o aquecimento/ ressolda do chipset, deixei ela descansando por 25 minutos sem movimentar e nem tocar na placa.










marmitex para a ligação chipset-dissipador. Agora peguei um dissipador de desktop, cortei metade de uma "lâmina" interna do dissipador para usar com essa função. 

dissipador de desktop
 
As lâminas internas do dissipador são mais finas que as duas que ficam na extremidade. Quando coloquei esse pedaço para fazer a união chipset-dissipador, a lâmina ficou folgada, possibilitando movimentar ela lateralmente quando empurrada. Então resolvi usar a lâmina externa do dissipador. Coloquei um pedaço menor, quase do tamanho do core do chipset. Um problema foi que essa lâmina é mais grossa. Comparada com aquele adesivo térmico que veio de fabrica é da mesma espessura, só que ele deforma um pouco no core quando dissipador é fixado. No caso, com o pedaço de dissipador de desktop eu senti que a placa mãe que deu uma deformada, mas nada tão agravante. 

Neste momento, utilizando o Ubuntu, com o Firefox, VLC e Empathy abertos a temperatura está entre 55-57°...não to gostando. Noto também que a exaustão de ar está pouca, como se o ventilador estivesse rodando devagar.  Pena que não tenho como ver a quantas rpm está a ventoinha/exaustor. Agora vamos acompanhar e ver até quando fica.



[08-10-2010]

Uma semana depois de eu colocar a lâmina de alumínio o wireless morreu outra vez. Então refiz todo o processo e coloquei o marmitex que obteve um resultado mais duradouro.

[07-11-2010]

Nesse sábado passado, após atualizar o Ubuntu para a versão 10.10 via internet, a minha wireless parou novamente. Como o processo de baixar, remover pacotes antigos e instalar novos demorou umas 3 horas mais ou menos,  então houve ai um novo aquecimento e uma “dessolda” do chipset. Então, novamente, fiz o procedimento de “ressolda” e, numa tentativa desesperada, resolvi deixar o cooler ligado direto em rotação máxima. Para isso eu desprendi os fios branco e amarelo do conector do cooler, deixando ligado apenas o vermelho e o preto.

Fios amarelo e branco desconectados do cooler


Não quis cortar, pois posteriormente eu posso voltar a utilizá-los normalmente, apenas colocando-os de volta no conector. Para evitar qualquer problema eu isolei os conectores retirados. Agora, com cooler em velocidade máxima todo tempo a temperatura normal aqui esta em torno dos 53° usando o Ubuntu (agora a versão 10.10), e usando o windows vista 49°, no dois casos usando aplicativos básicos(navegando na internet com Firefox/Chrome, ouvindo música e com MSN/Emphaty ).

Acho que assim está mais próximo da temperatura ideal. O inconveniente é o barulho do cooler na rotação máxima, que lembra o cooler das placas de vídeo 3D potentes e deve descarregar mais rápido a bateria.

CONVERSATION

8 comentários:

  1. Muito bom! Só que o alumínio que eu usei foi de uma chapa mesmo, não foi o de marmitex. Funcionou bem? Como ficaram suas temperaturas?

    Aliás, parabéns por ter recuperado seu note, e obrigado por ajudar a compartilhar isso na internet!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Oi César,
    as temperaturas não baixaram tanto assim não, caiu uns 2 ou 3 graus, ficando na faixa de 55°-58°(usando o Linux Ubuntu 10.04 com Efeitos 3D) e 51°-54°(usando o Windows Vista Home Premium), mas vou monitoriar mais isso. Estou a procura de uma peça de alumínio ou cobre, ou até, se eu conseguir, uma chapa dessa que vc utilizou pra que eu substitua o "embrulho marmitex".
    valew
    abraço

    ResponderExcluir
  3. olá pessoal!
    eu tenho um dv6000. Isso já é um problema :D
    bom, no meu caso meu notebook, ele só liga após várias tentativas, e às vezes ele apresenta uma imagem trêmulas, mas isso ocorre digamos que uma vez no mês. Ele ainda funciona o wireless e o CD-ROM.
    é aconselhável seguir esse post ou o do César?
    (entendo que tudo é por minha responsabilidade)

    espero a resposta, abraço!

    ResponderExcluir
  4. Olá anônimo,
    eu acho que esses são "sintomas da doença". Vi um dv2000 que o dono disse que ele vinha dando umas embaralhadas na tela, e era só as vezes...até que em um belo dia ele apagou geral, só ficavam acesos os leds do painel (botão power, volume, etc). Realizamos a "ressolda" ele tornou a viver. O que aconselho a vc é atualizar logo sua BIOS para tentar sanar ou retardar o efeito apagão. Veja la no site da HP (http://www8.hp.com/br/pt/support.html) a atualização para o seu modelo. No meu caso é o dv6750br, o seu não sei, mas tem na etiquetinha embaixo do notebook.
    abraço

    ResponderExcluir
  5. Ola, Eu sou cris
    tive mesmo problema a um tempo atras com meu video
    meu notebook e um presario f700 modelo f761US compaq hp, fiz todo esse processo, assisti um video gringo e fiz, so que o problema que o audio paro de funcionar agora voltei fazer processo denovo vou ver se vou ter resultados, qualquer coisa posto aqui abracao

    ResponderExcluir
  6. Sou Anderson, fiz este processo e funcionou, ja aqueci essa bga até ter cheiro de enxofre ele volta a funcionar tipo uns 2 a 3 dias a uma temperatura de ~71°, não sei mais se compro outra placa mãe, alguem saber de alguma placa copativel com ele??

    ResponderExcluir
  7. ola, o meu é Dv6000, (dv6636nr) e parou somente o leitor de CD/DVD (ja troquei o leitor e funcionou por algum tempo e depois parou), o procedimento e o mesmo q postou aqui? grato

    ResponderExcluir
  8. FestMoments,
    A primeira coisa que parou de funcionar no meu foi o drive de CD/DVD. Como eu não tinha como substituí-lo, deixei pra lá. Depois parou a wireless, ai a coisa ficou feia. Quando descobri esse problema do chipset e como seria a solução(ou reparo temporário), fiz e voltaram a funcionar o wireless e o drive de CD/DVD. Talvez o seu esteja do mesmo caso do meu, no primeiro sintoma, pq o drive de CD/DVD eu não sei como estava se comportando, pois uso pouco, mas o wireless ficava "indo e voltando" até parar de vez. Se você quiser arriscar e tentar esse reparo pode tentar.
    abraço

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário.