image1 image2 image3 image4 image5 image6 image7 image8 image9

Optimus no Ubuntu com Bumblebee

Um dos problemas que enfrentei quando adquiri meu novo notebook foi a questão de não funcionar da melhor forma com a tecnologia Optimus no Linux, mais especificamente o Ubuntu no meu caso.
Procurei diversas informações sobre como fazer funcionar, encontrei algumas informações, mas nada que desse para funcionar da melhor forma. Foi ai que um leitor,(valeu Carlos Diego!!), deu a dica de usar o Bumblebee. 



Deu pra perceber que seus desenvolvedores gostam dos Transformers, pois batizaram o projeto com o nome de um dos Autobots, o Bumblebee.


Bumblebee (Chevrolet Camaro em dois modelos - primeira geração e quinta) Guardião de Sam, não fala pois seu processador vocal foi danificado em batalha.(Wikipedia)


ATENÇÃO!!
Estive utilizando este projeto por algum tempo, mas, após algumas atualizações, percebi que não conseguia mais entrar diretamente no sistema, pois ao carregar, só ficava parado na tela de login sem aparecer a tela de login do GDM e, para ter acesso ao sistema, era necessário reconfigurar o X entrando em modo seguro. Estou testando outro projeto, o ironhide. Em breve posto informações sobre ele.


Instalação

Para instalar, no Ubuntu, é necessário adicionar o projeto ao seu repositório e atualizar a sua lista de softwares do repositório.

sudo apt-add-repository ppa:mj-casalogic/bumblebee
sudo apt-get update
sudo apt-get install bumblebee

Após baixar e instalar os pacotes, irá carregar um configurador para ajudar a você escolher a configuração ideal para o seu equipamento. As configurações do seu equipamento serão detectadas e será exibida uma lista com várias configurações utilizadas e feitas por outros usuários. Caso não haja uma configuração com as mesmas especificações do seu equipamento, é possível que você configure e disponibilize essa configuração, contribuindo para o projeto.

Para o meu notebook (Avell A5160 GDH), que usa as mesmas configurações do Clevo W150HNM e do Sager NP5160, já tinham configurações iguais.

Selecionando configurações para o seu sistema

Quando for escolhida a configuração, será exibida dados sobre ela. Basta verificar e confirmar, se de acordo.

Confirmando a utilização da configuração
Será solicitada a escolha do modo de Image Transport. Utilizei o formato XV padrão.

Definição do Imagem Transporte

Após as escolhas, as configurações serão aplicadas. Pude notar que, logo após as aplicadas as configurações, o led indicando que a placa de vídeo onboard está ativa e em funcionamento. Apesar disso, o botão ainda ficou laranja, indicando que a qualquer momento pode ativar a placa offboard nVidia 540M.


Eu não cheguei a utilizar nenhum aplicativo 3D que necessitasse do desempenho da placa offboard, mas mesmo com a onboard foi possível executar o Glx-Dock/Cairo-Dock e utilizar os recursos 3D do Compiz, que antes não estavam funcionando. Alem disso, ao executar vídeos no youtube eu pude notar que  o led indicador de alto desempenho fica aceso, indicando que está sendo utilizada o vídeo offboard.

Cairo-Dock(na parte de baixo) funcionando.



Problemas

Sumiu a Unity?

    Após alguns dias utilizando, atualizando o sistema a unity sumiu. Foi necessário então reinstalar. No console, utilizar os comandos:

    sudo apt-get remove unity
    sudo apt-get install unity
    unity --reset
    


    Após atualização no sistema, perdeu as configurações do bumblebee, e agora?

      É necessário reconfigurar com o comando:

      sudo bumblebee-configuration 
      

      Comigo após algumas outras atualizações, inclusive dos drivers da nVidia, foi necessário realizar os seguintes procedimentos:

      sudo bumblebee-uninstall
      sudo apt-get install ppa-purge
      sudo ppa-purge ppa:ubuntu-x-swat/x-updates
      sudo ppa-purge ppa:xorg-edgers/ppa
      sudo apt-add-repository ppa:mj-casalogic/bumblebee
      sudo apt-get update
      sudo apt-get install bumblebee
      



      Conclusão

      Esse projeto foi o que melhor funcionou até o momento. Apesar de apresentar alguns probleminhas, estes foram facilmente contornados, mesmo que necessária a reconfiguração do Bumblebee.


      Referências 
      http://lnxopensource.com/?p=1175
      https://github.com/mrmeee/bumblebee 
      https://github.com/Bumblebee-Project/Bumblebee/wiki
      https://launchpad.net/~mj-casalogic/+archive/bumblebee/ 

      Versão do Ubuntu utilizada: 11.04
      kernel : 2.6.38-10-generic

      CONVERSATION

      5 comentários:

      1. Nossa me salvou, estava a procura de como poderia fazer isso, obrigado, foi de maneira didatica o seu tutorial, meu laptop é exatamente igual ao seu.

        ResponderExcluir
      2. hauhaua, como nao tenho costume de ler tudo, soh agora q vi realmente o problema de travar na tela de login. =/ , mas mesmo assim valeu

        ResponderExcluir
      3. tente usar o Ironhide agora http://fabriziomalta.blogspot.com/2011/10/optimus-no-ubuntu-agora-com-ironhide.html

        ResponderExcluir
      4. Fabricio, você continua usando o Ironhide ? Esta satisfatório ? Eu não sei porque o pessoal que fez o fork do projeto blumblebee desencoraja o uso do Ironhide..

        Só com o blumblebee não consigo fazer o uso do optimus no linux..

        ResponderExcluir
      5. Ale,
        continuo usando sim o Ironhide. Até então não tenho o que reclamar. Não venho utilizando aplicações 3D, o utilizo mais para desabilitar a placa de video off e economizar energia. Lógico que há algumas outras melhorias, mas no principal é só. Estão desaconselhando por que?
        Abraço

        ResponderExcluir

      Deixe aqui seu comentário.