image1 image2 image3 image4 image5 image6 image7 image8 image9 image10

Discador 3G ZTE



Estive a procura de algum discador para o meu modem 3G, o ZTE MF622, pra tentar conectar a internet no Ubuntu. Tentei o que já vem no Ubuntu 9.04, porem identificava mas não conecta. Tentei com o SmartConnect 3G na versão alpha 4 mas ele não identificou bem o modem, não aparecia a potência do sinal, o script não fazia a configuração correta, tendo que configurar na mão...mas tudo bem, é uma versão alpha, ainda vai melhorar. Foi ai que descobri que a propria ZTE disponibiliza em seu site um discador para o modem e incrivelmente tem um discador para linux. O discador ZTE vem rotulado e precofigurado para funcionar com a Claro, porem você tem a opção de criar uma nova conexão e adicionar as configurações que você quer. Vejamos como é isso:

O primeiro passo é fazer  do discador que está disponivel no site da ZTE. O discador vem zipado e possui um pacote .rpm e outro .deb para facilitar as nossas vidas. Para os Ubunteiros como eu é só instalar o pacote .deb.

Opções de download do discador para Linux:

Site oficial da ZTE
Google sites
4shared

Versão para quem usa Windows:
4shared



Após ter instalado, vá no menu Aplicativos > Internet > Claro 3G e acesse ao discador da ZTE.



Sinal EDGE? É, aqui em Santana do Ipanema, Alagoas, o sinal só pega EDGE. Só la em Maceió pega 3G.

Certo, mas minha operadora não é a Claro, como eu faço? Para configurar o discador da ZTE para outras operadoras você vai no menu do configurações e clique em Adicionar.


Você deve preencher de acordo com os dados da sua operadora. Vejamos no caso do Oi Velox 3G, por exemplo, ficando assim:


Então é isso. Dai surgem as duvidas...
É a melhor forma de se conectar por esse modem?
Não sei se é a melhor, mas é uma boa forma, pois o discador aponta nível de sinal, taxa de up e download, tempo de conexão, dados trafegados na conexão e outras opções que são disponibilizadas pelo chip da operadora, como envio de mensagens SMS e agenda.

Para tentar melhorar a velocidade da conexão você pode criar uma conexão pra sua operadora, semelhante a configuração da Oi a cima, só que marcando a opção Usar os seguintes DNS e colocando os endereços do OpenDNS que são 208.67.222.222 e 208.67.220.220. Você pode confirmar se está usando o OpenDNS acessando http://welcome.opendns.com.





[14-05-2011] atualização
Para instalar no Ubuntu 11.04, tive que instalar primeiramente os pacotes libqt3-mt e wvdial para, só após, instalar o pacote ClaroBra.626.i386.deb do discador. Só não tive como testar se o modem funcionou nessa nova versão do ubuntu por que não possuo mais o minimodem.


fonte:
http://www.opendns.com/
http://www.garotatpm.com/?p=8

mais informações:
http://www.internetbandalarga3g.com.br/index.php/zte-mf622/modem-zte-mf622-linux

CONVERSATION

9 comentários:

  1. Ola

    o post eh antigo, mas para mim o problema eh atual, estou iniciando no ubuntu e sou cliente Oi velox, e nao consigo baixar esse discador, voce tem o arquivo para enviar??

    vçw

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    não consegue baixar do site da ZTE? o link pra download

    http://www.ztebrasil.com.br/product/terminais/download/200907/P020100610668133388062.zip

    O arquivo está zipado. É só extrair e terás um pacote .RPM e um .DEB para instalar. Eu nem tinha mais esse discador. Não utilizo mais o 3G. Mas se mesmo assim, se não conseguir baixar, deixe seu email pra eu mandar pra você o arquivo que eu baixei do site.
    abraço

    ResponderExcluir
  3. OI,

    MEU E-MAIL É MAXPASCOAL@GMAIL.COM AGRADEÇO SE PUDER ENVIAR O E-MAIL... DESTA ATUALIZAÇÃO, CASO AINDA TENHA... POIS NO SITE DA ZTE N TEM... OBG.

    ResponderExcluir
  4. me manda o do windows tb... maxpascoal@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. baixei o discador da claro mais anida nao consigo conexao
    meu netbook e sony vaoi windos vista ser'a que tem alguma difenreca?
    jardelradiologia@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  6. @jardel

    não sei exatamente o que pode estar acontecendo no seu caso. Ele apresenta o que? Só falha na conexão ou não detecta o minimodem? Eu ja cheguei a instalar no vista e funcionou normalmente.

    abraço

    ResponderExcluir
  7. estou precisando dos drivers do modem 3G da claro ZTE MF 190 instalador e tudo mais... caso alguém tenha por favor! entrar em contato com gilberto.neto@hotmail.com.br
    agradecido desde ja abraços!!!

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. comprei o celular ZTE U5100 mas nao veio o cd de instalação para o pc. Eu utilizo a internet do celular no pc e preciso desse software para me conectar.Se alguem puder me ajudar agradeço desde já. alcinerry@yahoo.com.br

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário.