image1 image2 image3 image4 image5 image6 image7 image8 image9 image10

Wireless permanece conectado mas não navega


Quando comprei meu novo notebook percebi que, ao me conectar a uma rede wireless, eu consigo navegar normalmente, mas se eu parar em uma página para ler, "parando" de me comunicar com a rede, eu não conseguia mais navegar. O status da rede continua conectado, mas não consigo navegar. Para voltar a navegar tinha que reconectar a rede wireless. Notei isso aqui em casa, e até então a solução estava sendo acessar a pagina de status do roteador, pagina essa que fica atualizando de tempos em tempos, mostrando informações das conexões do roteador, mantendo assim a comunicação "sempre ativa".



Mesmo essa solução não sendo a mais correta, mantive ela, por comodismo, por um bom tempo. Até que um belo dia precisar usar uma outra rede wireless, a qual eu não tinha acesso a essa pagina de status. Então procurei alguma solução pra problemas parecidos com o meu. A única solução que achei foi relacionado a MTU (Maximum Transmission Unit) da rede, que eu deveria retirar de automático e colocar alguma mais baixa que a máxima(1500), testando uma que ficasse adequada. Então a fiz.


1 - Editar conexão

Primeiro edite a conexão que você quer alterar as configurações do MTU. Caso esteja conectado a ela, desconecte, pois só é possível alterar as configurações estando desconectado da rede que deseja configurar. 


2 - Escolha a conexão a ser editada

Escolha no gerenciador de conexões a rede sem fio que quer alterar.



3 - Alterar MTU da conexão

Eu utilizei MTU com valor 1475 e ficou bom. Talvez em outras redes isso possa mudar, mas testei em pelo menos duas e funcionaram bem.



Essa é apenas uma forma que encontrei de ajustar esse problema de conexão que deixa de navegar quando fica algum tempo inativa. Podem existir outras, até melhores, mas que não conheço. Caso tome conhecimento postarei aqui.



Versão do Ubuntu utilizada: 10.4
kernel:  2.6.38-11-generic

CONVERSATION