image1 image2 image3 image4 image5 image6 image7 image8 image9 image10

Ubuntu 11.10 no Avell A5160 GHD

Logo após o lançamento da mais nova versão do Ubuntu, a 11.10 Oneric Ocelot, não resisti e atualizei a versão do meu computador. Atualizei só no modo de dizer, pois ainda vi algumas reclamações com relação a atualização direta da versão anterior, então preferi fazer uma instalação limpa, do zero. Como mantenho meus documentos e tudo mais em partições separadas, só perco a instalação e configuração dos aplicativos.


Após fazer o download da nova versão do Ubuntu e queima-la em um CD-RW, fiz a instalação limpa. Baixei e instalei a versão 32 Bits, que é a recomendada no site. Ainda devem existir alguns problemas na 64 Bits, então preferi não arriscar.

Confirmei diversas melhoras, como uma Unit mais estável. Notei algumas modificações também na questão dos aplicativos que vieram pré instalados. Inicialmente vi modificações na Central de Programas do Ubuntu. Notei também que, por padrão, não veio instalado o Gerenciador de Pacotes Synaptic. Como ainda acho esse programa essencial, resolvi instala-lo. Instalei também uma lista de outros softwares.

Comando para instalar o Synaptic:

sudo apt-get install synaptic

Não pude deixar de notar também que o LibreOffice veio como suíte de escritório padrão desta versão. Apesar disso ela veio em inglês. Para traduzir ele para nossa língua nativa, o Português Brasil, basta instalar alguns pacotes.

Comando para instalar a tradução do LibreOffice para Português Brasil:

sudo apt-get install  libreoffice-l10n-pt-br libreoffice-help-pt-br

Mas o que mais me chamou atenção foi a maior compatibilidade com o hardware do meu notebook Avell A5160. Os problemas de não funcionamento e/ou mal funcionamento de alguns itens foram sanados. Comparando com a versão anterior, houve uma grande melhora. Vejamos os itens:

Vídeo 

Solicitado para instalar o driver da placa da nVidia via aplicativo de "Drivers adicionais", mas não instalei. Utilizei o Ironhide, com um ajuste para que ele funcione na nova versão, pois ela possui umas modificações nas estruturas das pastas do sistema. Está funcionando muito bem.

Wireless

Está funcionando normalmente. Fica conectado a rede, sem parar de navegar quando fica ocioso por alguns minutos.

Bluetooth

Quando abro o aplicativo gerenciador do bluetooth ele informa que o mesmo está desconectado. Para ativa-lo basta aperta a combinação de teclas Fn + F12 e o dispositivo fica ativo e funcionando. Consegui "conectar" meu mouse sem fio por meio dele e está funcionando perfeitamente. Só tenho que toda vez que liga o computador ativar o bluetooth.

Touchpad

Como eu uso um mouse, as vezes usb e as vezes bluetooth, quase não o utilizava. Até um dia eu precisar usar ele por um tempo maior, percebi que ele parou de funcionar. Só volta reiniciando. Verifiquei que esse problema está acontecendo com outras pessoas também. Com uma solução simples prometeu acabar com o problema. Utilizei a solução e até então está normal.

Solução 1 - Digitar o seguinte comando no terminal:
sudo modprobe -r psmouse && sudo modprobe psmouse

Leitor Biométrico

Ainda não instalei nenhum aplicativo que gerencie.

USB 3.0

As portas da ubs 3.0 pelo menos estão funcionando. Eu conecto meu HD externo(que é padrão 2.0), entre outras coisas, e funciona normalmente. Só não tenho nenhum dispositivo, HD ou pendrive, no padrão 3.0 para ver se a velocidade está mesmo super veloz.

Leitor de cartões

Esta funcionando normalmente, sem precisar instalar nada. Testei apenas com cartões SD, mas provavelmente estará funcionando com os outros tipos de cartões.

Saida HDMI

Falta testar.

Porta e-Sata

Funcionando normalmente. Conectei meu HD externo e realizei copias de grandes volumes de dados sem travamento ou qualquer outra coisa.

Bateria

Agora está apresentando como deveria quanto tempo resta até minha bateria acabar.

Bateria do sistema exibindo tempo restante de carga

Painel Superior 

Ainda não está funcionando como deveria. Ao apertar, por exemplo, no botão para cortar o som(ficar mudo), a ação não acontece. O que acontece é que você perde os comandos do teclado, ficando impossibilitado de escrever qualquer coisa. Para liberar o teclado tem que apertar a combinação de teclas Ctrl + Alt + F1 para ir ao terminal 1 e depois retornar para o 7 (Ctrl + Alt + F7), para tudo voltar ao normal. Só após tudo isso o som ficou mudo.

De um modo geral, está muito boa essa nova versão do Ubuntu. Pelo menos para meu hardware houveram melhoras que fizeram com que eu pudesse utilizar melhor os recursos. Sempre há o que melhorar, mas essa distro está no caminho certo.

Versão do Ubuntu utilizada: 11.10
kernel: 3.0.0-12-generic

Referências:
http://www.ubuntu.com
http://www.guiadopc.com.br/analises/20573/review-ubuntu-11-10-oneiric-ocelot.html

CONVERSATION