image1 image2 image3 image4 image5 image6 image7 image8 image9 image10

Montando partições NTFS para iniciar junto com o sistema #2

É uma realidade que muitos usuários de computador utilizam o disco rígido(HD) com mais de uma partição, seja para organizar melhor seus arquivos ou para utilizar em dual boot com outro sistema operacional. Nos casos em que são criadas partições no disco para servir de armazenamento somente de arquivos, sem sistema, só os arquivos pessoais (documentos, fotos, musicas...) estas, para serem compatíveis com o Windows, são formatadas com o padrão NTFS. Essas partições, por padrão, não são automaticamente montadas ao iniciar o Linux. Para resolver isso, no passado, eu utilizei a Ferramenta de Configuração NTFS (ntfs-config). Hoje notei que esse não funciona mais, ou não tão bem, para a versão 11.04. Então sai em busca de uma nova opção para resolver meu problema, pois não gostaria de mexer manualmente no arquivo fstab. Então encontrei na Central de Programas do Ubuntu o programa MountManager.

MountManager


O Mount Manager não somente permite configurarmos algum disco/partição para ser montado juntamente com a inicialização do sistema, mas possibilita montagem também de imagens de discos, diretórios de rede e discos removíveis, além de dar várias opções para as montagens.

Instalação

A instalação ocorre de maneira bem simples. Basta ir na Central de Programas do Ubuntu, procurar pelo programa mountmanager e clicar em instalar. Os pacotes necessários para sua utilização serão baixados e instalados.

Utilização

Para abrir basta ir no menu Aplicativos e digitar mountmanager que ele vai aparece como opção. Se achar melhor ele pode ser encontrado na sessão de programas do Sistema.

Localizando mountmanager usando Unity


Página inicial de informações do disco

Sua utilização é simples. Como podemos perceber na imagem anterior, o disco sda possui duas partições NTFS, a sda1 e sda5. Para configura elas para carregarem junto com o sistema, basta clicar encima do ícone correspondente a partição que irá abrir uma tela com diversas opções de configuração. Tomarei como exemplo a partição sda5, que é a minha partição de dados diversos.

Ao clicar no ícone correspondente a partição sda5, surge as opções de configuração para ela. Deve-se, primeiramente configurar uma pasta para que seja o ponto de montagem da partição(Passo 1). Após isso, deve-se verificar se a opção de "montar partição durante a inicialização do sistema operacional" está selecionada (Passo 2).


Passos para montagem de partições na inicialização
Após  definir o ponto de montagem e verificar se está selecionado a opção de montagem durante a inicialização do sistema, é necessário aplicar as alterações indo no menu Partição e clicando em Aplicar. Irá aparecer uma mensagem de sucesso ou falha na parte inferior do programa.

Esse programa oferece várias outras opções de configuração para as partições. Eu utilizei somente as mais básicas que são as de carregar partições NTFS permitindo leitura e escrita. O programa ainda não está 100% traduzido para o português, mas suas funções são bem fáceis de compreender.




site do desenvolvedor
http://code.google.com/p/linuxtuner/


Versão do Ubuntu utilizada:
kernel:

CONVERSATION

8 comentários:

  1. Parabéns pelo artigo e muito obrigado pela ajuda! Também tentei o ntfs-config e não funcionou no Ubuntu 11.04 (Natty Narval).

    ResponderExcluir
  2. Boa amigon!
    Ótimo post.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Fabrizio
    adorei o artigo mas gostaria de saber se esse programa funciona adequadamente no 10.10....
    sou um pouco novo nisso ...

    ResponderExcluir
  4. @Anônimo,
    nem posso te dizer, pois só estive utilizando ele no 11.04.

    abraço

    ResponderExcluir
  5. Olá, programa é bacana e funcionou aqui. Quando estamos na tela de escolha de partições durante a instalação do ubuntu temos a opção de já colocar qual o ponto de montagem das partições ntfs. Como eu esqueci deste passo durante a instalação então utilizei este programa que você recomendou. valeu.

    ResponderExcluir
  6. Fiz um cagada aqui, acabei alterando o nº(68B6487B564A8160) por /media/dados e o hd ficou corrompido e não consigo mais recuperar, porém ali estava todos os meus arquivos e fotos. =(

    Tenho alguma chance de tentar recuperar algo?

    Att Francisco

    ResponderExcluir
  7. Creio que sim, pois o disco nao de ve estar corrompido,vc apenas não deve estar tendo acesso a ele. Mas tudo bem, tente fazer o seguinte:
    No MountManager, vá no menu FERRAMENTAS e vá em RESTAURAÇÃO. Tente restaurar ai até antes do ponto que vc modificou e deu errado.
    abraço

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário.