image1 image2 image3 image4 image5 image6 image7 image8 image9 image10

Instalando o BrOffice 3 no Ubuntu




Como havia dito na ultima postagem de atualização do Ubuntu, na atualização para o Ubuntu 9.10 ficou instalado o OpenOffice ao invés do BrOffice, mesmo ele estando funcionando perfeitamente antes de atualizar. Para instalar/reinstalar o BrOffice é necessário percorrer os seguintes passos:





Antes de começar a instalação, desinstale o OpenOffice do seu sistema para evitar alguns problemas durante a instalação.

sudo apt-get remove openoffice.org-core openoffice.org-common

É preciso baixar o BrOffice com os pacotes ".deb".

http://ftp.unicamp.br/pub/broffice/stable/3.1.1/BrOOo_3.1.1_LinuxIntel_install_pt-BR_deb.tar.gz

ou em outros servidores

http://www.broffice.org/espelhos

Depois de baixar, é preciso descompactar o arquivo. Você pode simplesmente clicar com o botão direito sobre o arquivo e escolher a opção "Extrair aqui" ou abrir o terminal e digitar o comando:

tar -zxvf BrOOo_3.1.1_LinuxIntel_install_pt-BR_deb.tar.gz

Após a extrair, será criada uma pasta "OOO310_m19_native_packed-1_pt-BR.9420". Nela você deverá acessar a pasta "DEBS" e instalar todos os pacotes nela contido. Ainda não consegui uma forma de instalar vários pacotes ao mesmo tempo ou em sequência no modo gráfico, então para instalar todos execute o seguinte comando no terminal:

sudo dpkg -i *.deb

Este comando instala o BrOffice, mas ainda é necessário colocar os atalhos no menu aplicativos. Para isto, acesse a pasta "desktop-integration" que está dentro da pasta "DEBS", e instale o pacote que coloca os atalhos do BrOffice no menu. O arquivo é o "broffice.org3.1-debian-menus_3.1-9420_all.deb", e para instala basta dar dois cliques sobre o arquivo e escolhe a opção de instalar pacote ou, no terminal, usar o comando:

sudo dpkg -i broffice.org3.1-debian-menus_3.1-9420_all.deb

Após isto, o BrOffice estará pronto para ser usado no menu Aplicativos > Escritório.

Dicas sobre a utilização do BrOffice podem ser vistas acessando o site http://www.dicas-l.com.br/broffice/

fonte:
http://www.broffice.org/instrucoes_basicas_de_instalacao#instalacaolinux
http://www.vivaolinux.com.br/dica/Instalando-o-BrOffice-3.0.1-no-Debian-ou-Ubuntu-Linux/

CONVERSATION

4 comentários:

  1. fabrizio, utlizo o ubuntu 9.10, instalei o broffice 3.1.1 mas não consigo colocar ele no menu escritório, onde eu errei?

    ResponderExcluir
  2. Você removeu o openoffice que estava instalado? Comigo estava dando um erro ao instalar o pacote do menu, dava conflito com o pacote openoffice.org-common. Está dando que erro?

    ResponderExcluir
  3. queria te perguntar sobre outra coisa.sabe quando você fez a pergunta de como trocar um rosto de uma pessoa em um vídeo por uma foto ou coisa qualquer..
    intão... queria saber se vc conseguiu..e se podia me dizer como você fez..

    ResponderExcluir
  4. Roger, pelo que procurei e tudo mais o pessoal aconselhou utilizar o Adobe After Effects, mas já disseram que não era tarefa fácil. Eu ainda não parei para tentar usar esse programa, pois eu não conheço nada dele.
    falow

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário.