image1 image2 image3 image4 image5 image6 image7 image8 image9 image10

Atualizando Ubuntu do 9.04 para 9.10 (karmic koala)




No ultimo dia 29 de outubro foi lançada a nova versão do Ubuntu, a 9.10 "Karmic Koala" . Poucos dias depois resolvi atualizar o meu Ubuntu 9.04 para a nova versão, a 9.10. Foi tarefa fácil, mas não foi rápida. Usando  uma conexão velox de 1Mb demorou cerca de 3hs, entre download e o processo de instalação/atualização dos componentes.

Para atualizar utilizei o modo gráfico, da mesma forma do passo a passo do HowToForge.com. Durante a atualização apareceram alguns questionamentos sobre se era desejado atualizar alguns arquivos, tipo o menu.lst, entre outros. Eu resolvi atualizar todos para, se necessário, reconfigura-los depois da instalação.

Após atualizar, no meu caso, foram notadas algumas melhorias:

1 - A tela de login do Gnome ficou mais bonita, está mais legal, aparecendo o nome do usuário e foto ao invés de ter que digitar o nome.

2 - O volume do som sistema estava mais próximo do real. Antes eu diminuia o volume no sistema em até a barrinha ficar em uns 70% e não ouvia mais nada. Agora eu diminuo e só fica mudo de fato quando o volume está em uns 10% .

3 - O microfone funcionou. Fiz o teste utilizando o aplicativo Gravador de Som (gnome-sound-recorder 2.28.1), aquele gravador simples que vem junto do Ubuntu, e o som do microfone deu sinal, apesar de o som ser baixo.

4 - Não ficou travando durante a inicialização quando o notebook estava só na bateria. Com isso, não foi necessário adicionar o parametro acpi=noirq no arquivo menu.lst .

5 - Central de Programas do Ubuntu. Agora existe uma central de programas que facilita a localização, identificação e instalação dos programas. Essa central divide os programas por categoria(Acessibilidade, Acessórios,Ciência, Educativo, Escritório, Gráficos, Internet, Jogos, Multimídia, Sistema, Desenvolvimento).

Após instalação notei que o leitor biométrico não estava funcionando no login, mas já era previsto, pois durante a instalação eu atualizei os arquivos que foram configurados para seu funcionamento.  A solução foi simples, reconfigurar o arquivo /etc/pam.d/gdm, adicionando as linhas auth sufficient pam_fprint.so e authsufficient pam_unix.so try_first_pass likeauth nullok antes do primeiro @include common-auth, como dito no tutorial de instalação do leitor biométrico.

Achei estranho uma coisa: Percebi que foi desinstalado o BrOffice que eu utilizava (não sei porque). Só ficou instalado o OpenOffice Write e só. Nada de Planilha ou de Slides, só poderia abrir textos. Só resta instalar o restante dos pacotes do OpenOffice  ou instalar novamente o BrOffice(prefiro), que logo estarei informando como proceder.

Por fim, não vi nada de ultra novo nesta nova versão, mesmo sabendo que por traz de tudo foi adicionada/modificada/retirada muita coisa. Informações sobre as novidades, entre outras coisas, podem ser vistas em uma análise feita pelo Guia do PC.

CONVERSATION

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.