image1 image2 image3 image4 image5 image6 image7 image8 image9 image10

Tablet no painel do carro - Uno Vivace



Ter um som no carro hoje em dia é algo essencial. Companheiro nas horas que estamos dirigindo estão perdendo espaço para as funcionalidades de celulares e tablets, restando a eles apenas uma forma de se conectar a esses aparelhos que servem de provedores de áudio. Mas por que não ter um aparelho desse no painel do carro e ampliar os prazeres da vida no transito(COM RESPONSABILIDADE)? Sim, isso é possível, e o resultado funcional é muito legal. Com ajuda e incentivo do meu amigo Fernando Castro, conseguimos, a algum tempo, colocar um tablet de 7" no painel do meu carro, no lugar do som.

O carro em questão foi um Uno Vivace. Primeiramente visualizei algumas dificuldades, a principal foi a do painel do carro não suportar aparelhos de sons 2 Din. Teria então que fazer uma cirurgia para implantar o tablet.

Painel original do Uno vivace 2013 Itália

Com receio que algo desse errado, resolvi comprar uma outra moldura para o painel. Sendo assim, eu utilizaria essa nova moldura e só utilizaria a original caso quisesse voltar o carro a sua originalidade.

Nova moldura comprada

Utilizando serra, massa plástica e lixas, consegui aumentar o espaço na moldura para comportar e apoiar o tablet no painel.

Utilizando o tablet para dar molde a massa plastica
Espaço na moldura definido e massa lixada

Tive ainda que fazer dois furos para acrescentar dois botões ao painel. Um para ser o botão liga/desliga do tablet e o outro para ser o liga desliga do módulo.

Painel com os dois furos para novos botões.
A ideia inicial era cobrir toda a moldura do painel com adesivo que imita fibra de carbono, mas quando fomos aplicar o adesivo vimos que não é tarefa tão fácil. Então o adesivo ficou apenas nos arredores do local onde ficará o tablet. Sendo assim o painel estava pronto para receber o tablet.

O tablet que usei, inicialmente, foi um chinês A9 7" com TV, 3G, GPS e FM. Tudo o que eu gostaria que tivesse e mais um pouco, e num valor bem atrativo. Mas nem tudo funcionou como eu esperava.

Modificações no tablet para inseri-lo no painel. Conector para o liga/desliga, antena externa e microfone. 


No meu carro eu possuía os seguintes equipamentos de som:

1x som automotivo GoTo M500
1x módulo AB 3000 Plus (mala)
1x Kit 2 vias Bravox CS 60 K (portas frente)
1x Kit 2 vias Bravox CS 50 U (portas traseiras)
1x Sub 8" num caixotinho básico (mala)

Colocando o tablet no lugar do som não houve uma mudança na ligação, somente tive que fazer uma nova forma para alimentar o tablet e, logicamente, um cabo com conector P2 para 2xRCA para ligar com o módulo.


Fiação das ligações internas

Carregador para alimentar o tablet

Inicialmente tudo funcionou como era de se esperar. TV não pegava bem devido a, acredito eu, interferência. Rádio FM funcionava razoavelmente bem, mas eu pouco ouvia a rádio. 3G interno eu cheguei a usar pra testar e funcionou, mas não fiquei utilizando, pois preferia compartilhar a internet do meu celular. O GPS deixou a desejar, demorava cerca de 10 minutos para conectar a um satélite, isso quando conectava. Talvez estivesse sofrendo o efeito gaiola de faraday. Também tive alguns problemas com carregamento da bateria do tablet. Hora carregava hora não carregava. Troquei pelo menos 3 carregadores e um que era para carregar meu celular (um Galaxy S3) ficou funcionando normal. Creio que os outros, por serem "genéricos" não forneciam a amperagem correta sempre, ou sofreram algum dano ou desgaste devido ao calor que ficava recebendo dentro da caixa por trás do tablet.  

Player de áudio funcionando normalmente.

Rádio FM funcionando.


Waze em funcionamento. GPS pega quando quer.


Quando não quer o GPS te deixa na mão.


Pela "falha" do GPS decidi trocar o tablet. Coloquei agora um Galaxy Tab 2 Wifi. Decidi pelo Wifi primeiramente por falta de grana pra comprar um 3G que era bem mais caro, e segundo que eu sempre utilizo internet compartilhada pelo meu celular, não sendo preciso ficar com outro chip no tablet. Fiz as devidas modificações no tablet para ele ficar no painel e tudo ficou bom, mas senti uma redução no volume do som. Mesmo colocando no volume máximo o Galaxy Tab 2 parece não fornecer o áudio no mesmo volume do tablet chinês, porem o GPS funciona 100%.


Galaxy Tab 2 adicionado e funcionando no painel do carro

Moldura do painel toda pintada agora de preto fosco

Nova cor na moldura do painel
Alguns detalhes que podem gerar curiosidade.

Espaço para o botão de controle do vidro elétrico: Apesar de ficar bem na frente, o tablet não impede a subida e descida do vidro elétrico.





Curti muito essa modificação. Claro que nem tudo foram flores. Os problemas com carregamento voltaram, bateria do Tab começou a sofrer desgaste com o aquecimento recebido do sol no painel. Ainda cheguei a fazer algumas alterações, melhorias e coisas para continuar utilizando o tablet no painel mas depois eu não tava mais com tempo e perdi um pouco da paciência($$) para o projeto culminando com a minha troca de carro. 

Se você se interessou pelo projeto pode ver algumas informações também no tópico "Tablet no painel no lugar do som" no forum Novo Uno Clube.

Se estiver interessado em ver mais fotos detalhadas acesse esse álbum Novo Uno - Tablet no Painel beta

CONVERSATION

6 comentários:

  1. Tenho um uno e acho horrivel não poder instalar um som de melhor qualidade , parabens pela sua idéia.

    ResponderExcluir
  2. no fio de alimentacao que vc deve ter ligado na bateria na tentativa de mantela carregada.vc deveria ter removido a bateria original do tablete e colocado um redutor de voutagem assim vc ia manter o tablete alimentado sem a bateria!

    ResponderExcluir
  3. no fio de alimentacao que vc deve ter ligado na bateria na tentativa de mantela carregada.vc deveria ter removido a bateria original do tablete e colocado um redutor de voutagem assim vc ia manter o tablete alimentado sem a bateria!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário.