image1 image2 image3 image4 image5 image6 image7 image8 image9 image10

Atualizando para o Ubuntu 10.4

Com o lançamento da nova versão do Ubuntu 10.4, logo me entusiasmei a atualizar o meu sistema da versão 9.10 para a mais recente. Eu uso o sistema no meu notebook, que é um HP dv6750br. É, mas como diziam os melhores do mundo com Joseph Climber, "a vida é uma caixinha de surpresas".



Primeiramente tentei atualizar baixando o CD alternate (ubuntu-10.04-alternate-i386.iso.torrent) e depois fazendo o upgrade pelo CD. Imaginei com isso que iria ser o modo mais rápido de atualizar, mas não foi bem isso que aconteceu. Após um bom tempo esperando atualizar via CD, abortei a operação, suando de medo de ter feito uma besteira, mas ficou tudo normal.

Depois tentei atualizar via internet mesmo. Com uma conexão Velox de 1Mb que não é um luxo, mas que também não é um lixo, o processo demorou umas 3 horas (pareciam 30 horas). Desse modo atualizou, mas algo estranho que eu não consegui identificar direito não estava presente no sistema "upgradeado", pois havia baixado antes de tudo o Live CD padrão do Ubuntu 10.4 e algo estranho estava faltando. Nessas alturas eu já não contei mais conversa e instalei do ZERO.

Após instalar do zero, instalei os meus programinhas "básicos" e a vida seguia normalmente, sem problemas, atualizações corriqueiras sendo feitas, até que um belo dia, comecei a notar que o painel onde ficam a hora, usuário logado, mensageiros de internet... , as vezes, por algum motivo que não identifiquei, estava ficando meio embaralhado(pena que não tenho uma screeshot). Tanto que algumas vezes ao clicar no botão da barra para poder desligar o notebook ele não respondia, como ele só estivesse ali, mas sem nenhuma função por traz. Para desligar eu usava o velho comando shutdown via terminal, mas não era interessante ficar daquela forma. Algumas atualizações mais tarde esse problema deixou de aparecer( até quando não sei).

Passaram-se os dias, e vieram algumas atualizações...Puts! Pra que? Primeiro o meu leitor biométrico deixou de ser reconhecido no login. O gerenciador de digitais fprint-demo não reconhece mais o leitor, mas se eu executar o programa como sudo ele reconhece normalmente, como antes nos usuários "normais". Na mesma época o gerenciador de rede demorava uns 10 minutos para iniciar (+-5 para pedir senha da rede e +-5 para mostrar que estava conectado a rede). Retirei as configurações da autenticação por biometria do GDM e desistalei o drive de hardware da placa de rede wireless que estava instalado(Broadcom STA) e o gerenciador de rede voltou ao normal.

Por essas semanas, atualizei o sistema e o touchpad estranhamente parou de funcionar após fazer o login com o usuário. E se tentar desabilitar e habilitar o touchpad o teclado pára de funcionar (digitar textos e algumas funcionalidades). A forma encontrada para ressuscitar o touchpad, inicialmente, foi aperta CTRL + ALT + F1 para ir para o modo terminal e CTRL + ALT + F7 para voltar ao modo gráfico. Assim ele retorna ao normal. Mas toda vez que iniciar/reiniciar o sistema tem que fazer isso. Tentei usar algumas outras formas (1,2). Uma até funcionou:

No terminal, executar os comandos:

sudo modprobe -r psmouse
sudo modprobe psmouse proto=imps

Só que, ao reiniciar, volta o problema. Eu vi que esse problema tinha sido "solucionado" no fórum de testes e discussões sobre o Lucid Lynx. Tentei usando essa solução, adicionando os comandos ao arquivo /etc/modprobe.d/options.conf.

No terminal, digite o comando:
sudo gedit /etc/modprobe.d/options.conf
Então, adicione a linha de código no arquivo: 

options psmouse proto=imps

Funcionou, mas se desabilitar o touchpad e habilitar não pega mais o teclado, só indo pra o modo texto e voltando para o gráfico (CTRL + ALT + F1 e CTRL + ALT + F7).

No demais, até agora, não tive nenhum outro problema aqui no meu notebook. Vou procurar mais informação que façam meu leitor biométrico voltar ao normal e me permita logar com ele.

CONVERSATION

8 comentários:

  1. OI,

    ESTOU USANDO O UBUNTU 10.4 A DOIS MESES E ESTOU GOSTANDO MUITO. SO QUE TIVE UM PROBLEMINHA, O MEU NOTEBOOK NAO DESLIGA MAIS, EU CLICO PARA DESLIGAR E ELE REINICIA. VOCE PODE ME AJUDAR NESTA QUESTAO?

    OBRIGADO,

    WANDER

    ResponderExcluir
  2. Wander,
    qual a marca/modelo do seu notebook?
    andei dando uma olhada aqui e vi esse tópico mais ou menos sobre o seu assunto. http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=53477.0
    abraço

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde!
    Comprei um notebook da microboard em janeiro e este veio com a versão do ubuntu 8.4.
    Durante a semana passada fui atualizando as versões até poder, finalmente, instalar a 10.4.
    Porém, durante a atualização faltou energia elétrica e agora meu notebook não liga mais.
    Durante o boot ele dá o seguinte erro:

    /sbin/apparmor_paser:unable to replace "/usr/sbin/tcpdump" profile doesn't conform to protocol (fail)

    Rather than invoking init scripts through/etc/init.d, use the service (8) utility, e.g. service S49console-setup start

    Since the script you are attempting to invoke has beem converted to an Upstart job, you may also use the start (8) utility, unkow job: S49 console-setup

    speech-dispatcher configured for user sessions
    pulseaudio configures for per-user sessions

    apache2: could not reliably determine the server's fully qualified domain name, using 127.0.1.1 for servername

    insmod: error inserting '/usr/local/3DSP/usb/3dspusbbt.ko' -1 unknow syn-bol in module

    Você pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  5. Juliana,
    Posso tentar te ajudar sim. Ele está parando o boot nessa parte ai que vc disse, certo. Mas consegue chegar no modo texto? Tipo, nas linhas de comando, terminal de comandos? Tenta dar o comando sudo "apt-get upgrade"(sem aspas), para ele tentar atualizar novamente(conectado a internet, claro =). Caso não consiga chegar no terminal de comandos e fique nessa tela de erro, aperte CTRL+ALT+F1 que,possivelmente, ele vai para o "terminal de comando 1", onde será solicitada o se login e senha. Depois de logar, é só tentar o comando que disse.
    abraço

    ResponderExcluir
  6. Juliana,
    estive dando uma olhada no assunto e vi uma outra dica. Tenta os comandos:

    sudo dpkg --configure -a
    sudo apt-get -f install
    sudo apt-get update
    sudo apt-get upgrade

    Mais sobre o seu assunto pode ser encontrado aqui http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,35916.0.html
    Espero ter ajudado. Qualquer coisa da um alô.
    abraço

    ResponderExcluir
  7. Ola
    Blz?
    Meu note é um hp pavilion dv5 1220br e estou usando o ubuntu 10.04.
    Sera q vc sabe alguma maneira de fazer o fprint reconhecer o leitor biometrico q é um digital persona inc finge print reader(ou pelo menos é o q diz o terminal)???
    Se souber PELO AMOR DE DEUS compartilhe esta tão valiosa informaçao.
    Obrigado pela atenção e
    se precisar é só postar.
    vlw!!!




    Johnny Stark

    ResponderExcluir
  8. Fabrizio, eu comprei uma placa de captura easycap, peloq ue andei vendo vc também tem uma dessa, qd instalo o software, parece que esta ok, so que quando conecto ela, ela nao tem o driver, e quando abro programa que veio nela pra capturar, ela nao abre a opçao de captura por ela so da webcan, ontem fiz vários testes e vi que o programa consegue capturar o som, mais nao a imagem que vem, pode me ajudar? juli_sm@hotmail.com

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário.