image1 image2 image3 image4 image5 image6 image7 image8 image9 image10

Compras OnLine

O número de compras pela internet não para de crescer, ainda mais nas proximidades de datas comemorativas (dia das mães, pais, namorados, crianças, natal e etc...). O grande atrativo das lojas online é a praticidade de se comprar no conforto de sua casa, alguma coisa que pode está do outro lado do país ou do mundo, sem ter que se deslocar para um shopping ou comércio, enfrentado filas entre outras coisas. Além de ser comodo, a grande diversidade de produtos oferecidas nas lojas online atraem o público consumidor. Quantas vezes você já saiu para comprar um presente e voltou sem achar nada?

Como toda história, as compras online tem um lado ruim. E se o produto vier com defeito ou trocado? E se for de um tamanho diferente? E se eu pagar e não receber? Para evitar dores de cabeça, devemos pesquisar as lojas e ter alguns cuidados, verificando se a loja da qual queremos comprar é de confiança ou não:

1 - Verifique se a loja é de confiança.

Verifique se a loja tem sede física, pois isso pode ser um bom sinal , mas só isso não resolve tudo. Veja se há registro de elogios/ reclamações das usuários da loja usando ferramentas de comparação de preço. Eis algumas dessas ferramentas para pequisa sobre a loja:

BuscaPé
Shopping UOL
Confiometro
eBit

ReclameAQUI

Certifique-se de que ela NÃO está na  lista negra das lojas online

Lista negra do BuscaPé

Lista negra do Shopping UOL

 
O fórum do Clube do Hardware pode ser útil na busca por uma loja de confiança. Lá existe uma lista de lojas(no geral são de informática e eletrônicos) que, em algum momento, foi utilizada por algum membro do fórum(pode ser eu ou você,...) e que, a cada compra, classificam a loja de acordo com a satisfação.

Qualificações das Lojas de Informática Online
Recomendações de Serviços e Lojas


Uma forma bem atrativa de se comprar é pelo Mercado Livre, mas CUIDADO! Você pode levar gato por lebre se não prestar bem atenção no anuncio. Existem vendedores que anunciam produto "A" mas, com letras miúdas, informam que se não possuir este produto "A" enviará produto "Ab" que é igual mas de marca/modelo/fabricante diferente. Verifique SEMPRE a reputação do vendedor. Se houverem muitas qualificações negativa desconfie e, se houverem poucas negativas, mas muitas delas forem relacionadas aos produtos que você quer comprar verifique as reclamações para não entrar para a lista dos insatisfeitos.

2 - Formas de Pagamento

Se você acredita que uma loja é de confiança, mas se seu "desconfiômetro" está aceso, fique atento. Se for via Mercado Livre prefira pagar via mercado pago, onde você só libera o pagamento após ter recebido e testado o produto. Cuidado ao comprar com o cartão. Evite colocar o número e a senha dele se solicitada.

3 - Garantia

Fique atento para a garantia do produto e quais são as condições para troca. Produtos "genéricos", sem nota fiscal ou de procedência duvidosa geralmente tem poucos meses de garantia.

4 - Confira o valor do frete e despesas adicionais

Verifique qual o valor do frete, formas de entrega e escolha a melhor de acordo com suas condições e tempo. Verifique se o produto está no Brasil, pois se este estiver em outro país poderá demorar para chegar ou até mesmo este produto ser taxado na alfandega. Suspeite de valores muito a baixo dos de mercado.   


Por mais cuidadoso que você seja, ainda assim pode ser vítima de golpes ou de vendedores/lojas mal intencionados(as). Temos sempre que ficar espertos para não cair numa furada.  

Fonte:
Cinco cuidados com compras de Natal Online
http://www.ebitempresa.com.br/sala_imprensa/html/clip.asp?cod_noticia=2674&pi=1
http://www.fayerwayer.com.br/2008/10/cuidados-com-compras-online/

CONVERSATION

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.