image1 image2 image3 image4 image5 image6 image7 image8 image9 image10

Papel de Parede estilo SlideShow


Outro dia estava dando uma olhada no Windows 7 e vi que existia uma forma de selecionar os papeis de parede de forma que eles ficassem mudando automaticamente. Achei interessante a solução. Já tinha visto algo parecido no Ubuntu, um tipo de slide de cosmos que veio instalado mas "não" possibilitava alterar as imagens (pelo menos eu não sabia como alterar), era aquilo que estava e pronto. Então, na busca de uma solução, achei onde alterar esse "slideshow cosmos". Não é coisa do outro mundo, mas também não é coisa simples. Esse slide show na verdade é um aquivo XML que fica controlando os papéis de parede a serem exibidos. O que eu fiz foi alterar e criar um da maneira que eu queria. Certo, mas como fazer isso?

O slide show original (Cosmos) está na pasta /usr/share/backgrounds/cosmos.
Para criar um, independente do já existente, basta copiar a pasta "cosmos" para outro local. Aqui na minha pasta eu copiei para dentro da pasta Imagens. Renomeie a cópia do cosmos para outro nome. No meu caso eu renomeei para personalizado. Então o novo slideshow ficou na pasta /home/fabrizio/Imagens/personalizado.

Para personalizar basta copiar(adicionar ou excluir) as imagens que deseja que fique alternando como papel de parede no slideshow na pasta personalizado. Também é possível criar um novo slideshow sem ter que copiar para a pasta(duplicar as imagens no computador), porem  pode haver problemas na referência das imagens, como veremos mais a diante. Concluindo a criação do slideshow, é necessário alterar o arquivo background-1.xml que está dentro da pasta.

O arquivo original vem assim: background-1.xml ORIGINAL

A alteração no XML vai a gosto do freguês, mas basicamente será no bloco da exibição da imagem(static)  onde será alterado o caminho do arquivo de imagem a ser exibido e o tempo de duração da exibição da imagem, onde 855.0 dá aproximadamente 15 minutos. Depois é necessário alterar o bloco de transição entre as imagens (transition), informando a imagem que vai sair (form) e para qual vai mudar (to). Essa parte realmente é chatinha.

Então fica mais ou menos assim:

...
<static>
<duration> 855.0 </duration>
<file> /home/fabrizio/Imagens/personalizado/1.jpg </file>
</static>

<transition>
<duration> 5.0 </duration>
<from> /home/fabrizio/Imagens/personalizado/1.jpg </from>
<to> /home/fabrizio/Imagens/personalizado/2.jpg </to>
</transition>

<static>
<duration> 855.0 </duration>
<file> /home/fabrizio/Imagens/personalizado/2.jpg </file>
</static>
... 

Para ajudar na compreensão, eu vou disponibilizar o slideshow que eu fiz para mim: SlideShow Personalizado. Você também poderá alterar ele a seu gosto.

Pronto, criado o seu slideshow basta coloca-lo como papel de parede da seguinte forma:

- Clicar com o botão direito na área de trabalho, selecionar Alterar Plano de Fundo.
- Clicar em adicionar
- Navegar até onde foi colocado a pasta com o arquivo XML do slideshow. Provavelmente o arquivo XML não irá aparecer, então basta alterar os tipos de arquivos a serem exibidos para "Todos os Arquivos" que ele aparece. Selecione o arquivo XML.

 


Após selecionar o arquivo XML o seu slideshow irá aparecer junto aos outros papeis de parede. Escolha ele e irá começar a sua utilização.



Todo esse processo poderia ser de uma forma mais simples. Se essa forma existe eu não sei, só sei que existem outras formas usando scripts/programas que gerenciam essa transição e facilitam a vida do usuário.

Algumas outras soluções podem ser encontradas aqui:
http://lifehacker.com/400600/more-solutions-for-auto+switching-linux-wallpaper

CONVERSATION

4 comentários:

  1. poh cara, eu tava quebrando a cabeça tentando descobrir como fazia essa bagaça funcionar.
    eu fiz outro cujo codigo estava prefeito, mas nao aparecia entre os wallpapers.
    eu nao sabia q tinha que adicionar pelo arquivo XML
    vlw

    ResponderExcluir
  2. Valeu pela dica, na verdade já tinha feito tudo que você colocou no post, só nao tava sabendo como adicionar a pasta com o xml pra aparecer. A cereja do bolo foi adicionar o XML na lista de wallpapers. Valeu mesmo!!!!

    ResponderExcluir
  3. O mais fácil é combinar o echo com um for para criar o xml.
    Mais ou menos assim:
    Vá até a pasta onde ficara as imagens;
    Na shell digite o código abaixo:

    for i in `ls|more`; do echo -e "\n 5.0\n PASTA-DAS-IMAGENS/$i\n" >> background-1.xml; done

    Repare que acima não coloquei o inicio e o fim arquivo.
    Boa Sorte.

    ResponderExcluir
  4. O código correto é
    for i in `ls|more`echo -e "\n 5.0\n /home/cleber/Imagens/$i\n" >> background-1.xml; done

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário.