Mais uma bela versão do sistema operacional Ubuntu surge, junto com ela veio a curiosidade de ver as novidades e, é claro, a vontade de instalar a nova versão. Dessa vez queria fazer um pouco diferente, queria experimentar a sua versão 64 bits, para conseguir usar toda a memória da minha máquina (4Gb), além de todos os outros benefÃcios (ou malefÃcios). Sendo assim, reinstalei todo o sistema do zero.
Desta vez não queimei CD, experimentei a instalação via pendrive e tudo correu as mil maravilhas. Instalei aqui no meu notebook. Inicialmente não tive problemas, instalei tudo que queria, inclusive a solução para gerenciamento das placas de vÃdeo. Até então, todo o hardware está funcionando normalmente.
Para fazer funcionar o Optimus voltei a utilizar o projeto Bumblebee. Tem funcionado normalmente. Só notei uma travada geral na hora que abri o Google Earth.
Wireless
Funcionando normalmente, sem necessidade de configurar MTU para estabilizar conexão.
Webcam
Não funcionou no Camorama, mas ao abrir o Cheese constatei o seu funcionamento normal.
Bluetooth
Funcionando normalmente. Conecto e navego pelos arquivos do meu celular.
Touchpad
Funcionando normalmente, sem o problema de parar de funcionar que acontecia na versão anterior.
Leitor Biométrico
Ainda não instalei nenhum aplicativo que gerencie.
Leitor de cartões
Funcionando sem problemas usando o cartão SD da minha câmera.
Saida HDMI
Funcionando normalmente
Bateria
Normal, com o percentual de carga da bateria.
A utilização da versão 64 bits está sendo um sucesso. Ainda não esbarrei em algo que dificultasse a minha vida usando essa versão do Ubuntu. Pode acontecer algo quando for instalar alguma impressora ou algo assim. Pensei que haveriam mais problemas com programas, mas até então não encontrei nenhuma barreira.
Versão do Ubuntu utilizada: 12.04 Precise Pangolin 64Bits
kernel: 3.2.0-24-generic
CONVERSATION