image1 image2 image3 image4 image5 image6 image7 image8 image9 image10

Tenda Nova MW3 - rede mesh



Um problema comum em diversos lares é ter locais onde a rede wifi não funciona bem, as chamadas zonas mortas. Celulares, TVs, Mi Box, Aspiradores robô, aparelhos tipo Chromecast entre outros diversos dispositivos ficam "pendurados" na rede utilizando o acesso a internet para realizarem suas funções, mas nem todos funcionam bem devido a esse sinal fraco em determinadas posições da residencia.

Algumas vezes temos problemas com a qualidade do sinal por interferência de outros equipamentos, barreiras físicas, mau posicionamento do equipamento roteador ou por baixa qualidade do equipamento. Normalmente os roteadores utilizados nas redes domesticas são os fornecido pelo próprio que empresa de internet. Alguns usuários se preocupam ou necessitam adicionar outro roteador e/ou repetidores para melhorar o sinal da rede sem fio.

No meu aparamento estava sofrendo desse problema, sinal fraco em certos locais. Cheguei a testar fazer melhorias na rede com alguns repetidores mas não tive sucesso. Dei um jeito de mudar o local do roteador para outro comodo, mas foi tampar um buraco para descobrir outro. Mudei inclusive de roteador, coloquei um Xiaomi Mi Router 3, mas talvez devido ao posicionamento no móvel da sala ele não atendeu as minhas necessidades. Foi quando conheci o roteador Tenda Nova MW3 e, com o  objetivo de resolver os problemas de sinal da minha rede wifi, resolvi adquirir . O roteador Tenda Nova MW3 é um roteador dual band de 1.200Mbps, projetado para grandes ambientes, possibilitando internet na casa toda, com uma conexão rápida e estável. Ele utiliza a tecnologia de rede Mesh, o que torna a rede melhor do que a tecnologia tradicional utilizada pelo roteadores, pois a primeira unidade do conjunto, que receberá o sinal da internet, se encarregará de distribuir a rede para outras unidades da rede, de forma automática e sem perda de dados ou de velocidade. 


Tenda Nova MW3


O equipamento foi adquirido no Aliexpress e o kit com duas unidades por acreditar ser mais que o suficiente para meu pequeno apartamento de aproximadamente 50m² , pois cada unidade promete cobrir uma área de 100m² (sem barreiras). Como existem muitas barreiras, acredito que os 2 irão dar conta do recado.

A instalação dele é simples, basta ligar na tomada e conectar no roteador da internet da operadora. É necessário instalar o App Tenda Wifi e criar uma conta para poder facilmente adicionar os roteadores fazendo a leitura do seu QR Code ou digitando seu numero de série.

Fiz a instalação física de uma unidade ao lado do roteador da operadora de internet, na sala e outro no quarto  suíte, por ser mais afastado. Tanto o da sala como o do quarto ficaram colocados em móveis tipo nicho. 




App Tenda Wifi: dois Tenda Nova MW3



A instalação foi o suficiente para pegar muito bem em todos os cômodos. Fiz testes nos locais mais precários e pude ver no mapa de sinal feito pelo App Wifi Heatmap que a cobertura melhorou muito, quando comparado com a cobertura do roteador anterior, um Xiaomi Mi Router 3.


Mapa de qualidade da cobertura wifi. Os círculos vermelhos indicam melhor qualidade do sinal, amarelos em qualidade média e azuis em qualidade ruim.


Acabei descobrindo sem querer que, apesar de o meu apartamento ficar no 8º andar, o sinal pega até e algumas regiões do térreo. Fiz uma medição pra verificar a navegabilidade e intensidade do sinal e ficou até bom. Não é uma região que eu vá usar a rede ou internet, mas serviu apenas pra ver o "poder" do equipamento.

Teste de sinal fora do apartamento com dois Tenda Nova MW3


Com a utilização pude notar alguns pontos que me agradaram e outros que não:

Pontos positivos
- Sinal potente e de qualidade;
- Gerenciamento pelo App;
- Visual pequeno e se encaixa em qualquer lugar;

Pontos negativos
- Não possibilita fixar IP de algum equipamento;
- Falta de gerenciamento pelo navegador;
- Porta WLAN Fast Ethernet (100 Mb/s)


Conclusão

Quanto a cobertura realmente estou bem satisfeito. A falta do gerenciamento pelo navegador, de inicio foi um coisa diferente, mas não chega a ser um problema, pois agora posso gerenciar minha rede de qualquer lugar que tenha internet. O fato de não ter como fixar um IP para um dispositivo me deixou um pouco desapontado, mas até então estou tendo como contornar. A falta da porta gigabit ethernet foi uma decepção que só me atentei quando migrei do plano de internet de 35Mb/s para 120Mb/s. A comunicação entre o modem da operadora e o roteador tinha um limitador que era a porta fast ethernet de 100Mb/s. Após esse tempo que venho utilizando observo que foi um ótimo investimento a aquisição desses equipamentos. Valeu pagar um valor mais caro do que um roteador tradicional "mais potente".  

Aqui no Brasil o mesmo equipamento está sendo vendido pela Multilaser com o nome de Roteador Mesh Cosmo Ac1200. Pode ser uma alternativa para comprar e chegar mais rápido. Ele é o mesmo hardware, pode ser usado inclusive no mesmo App Tenda Wifi.


Onde comprar o Tenda Nova MW3:
 https://amzn.to/2CtUIde


Onde comprar o Cosmo AC1200:
https://amzn.to/3iQRNMd


PLUS - Instalação em um apartamento grande

Cheguei a instalar um kit com 3 unidades desse modelo tenda Nova MW3 em uma cobertura com 300m² e ficou funcionando maravilhosamente bem, dos quartos até a área de lazer e piscina, tudo no mesmo pavimento.

PLUS 2 - Substituindo um MW3 por um MW6

App Tenda Wifi: meu novo Tenda Nova MW6 recebendo a internet e repassando para o outro MW3 do quarto. O MW3 que ficava na sala deixei desligado.

Acabei adquirindo uma unidade do modelo tenda Nova MW6. Ele vem com uma porta Gigabit Ethernet. Assim poderia utilizar toda velocidade do plano de internet contratado que agora é 200Mbps. O procedimento foi simples. Adicionei o MW6 a minha rede pelo App, conectei a internet na porta WAN dele e desliguei a MW3 que estava ligada na sala. Depois de alguns segundos ela assumiu e a rede voltou a distribuir internet.

CONVERSATION

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.