image1 image2 image3 image4 image5 image6 image7 image8 image9 image10

XBMC



O XBMC é um software que permite você transformar seu computador em um media center, gerenciando e exibindo com maestria seus filmes, seriados, imagens e músicas. Sua biblioteca de filmes e seriados pode ficar mais organizada e melhorar a experiencia em assisti-la. Lógico, o programa não faz a magica toda sozinho, você também tem que fazer sua parte na organização, mas vale muito a pena.



Instalação

O programa está disponível para Linux, Mac e Windows.

Pagina para download: http://xbmc.org/download/

A instalação no Ubuntu 12 pode ser feita diretamente na Central de programas do Ubuntu. Caso esteja dando errado ou esteja utilizando uma versão antiga do Ubuntu, pode utilizar os seguintes comandos no terminal:

sudo add-apt-repository ppa:team-xbmc

sudo apt-get update

sudo apt-get install xbmc

sudo apt-get update

sudo apt-get upgrade


Configuração

Você pode navegar nos menus do XBMC simplesmente usando o mouse, clicando nas opções exibidas na tela, ou usando o teclado, por meio das setas para movimentar o que deseja selecionar, enter para confirmar a seleção e backspace para retornar para o menu anterior. 

Aparência
Após instalar um dos primeiros passos é colocar o XBMC em português. Para isso, navegue até o menu System e escolha a opção Settings. Abra a opção Appearance e escolha na opção International. Em Language altere para o Português(Brazil) ou outra de sua preferência.

Vídeo
Ainda no menu Opções do sistema (Sistema > Opções) vá em Vídeo e em seguida escolha Coleção. Deixe marcada a opção Atualizar coleção ao iniciar. Ainda em Vídeo, vá na opção legenda e configure-a de acordo com o seu gosto.

Adicionando os Filmes



Supondo que você tenha uma pasta FILMES, e que dentro dela exista uma subpasta para cada filme da sua biblioteca.

No menu inicial, escolha a opção VÍDEOS e selecione a opção Arquivos. Escolha a opção "Adicione Vídeos...". Aperte em Buscar e navegue até a pasta que contem todos os seus filmes. Aperte Ok para continuar.

Após escolher onde estão os vídeos, deve-se informar que tipo vídeos contem o diretório. Neste caso, como são filmes, iremos definir como Filmes. Ao definirmos o tipo de conteúdo será selecionado um "Scraper" que é um plugin que faz a busca informações sobre o filme em um banco de dados na internet. O utilizado será o The MovieBD que é um banco de dados de filmes onde a comunidade contribuir para seu crescimento. Há opção de escolher o IMDB, mas este é um banco de dados fechado, e se você possuir um filme, brasileiro por exemplo, e não existir informações dele lá, você não as terá e nem terá como adicioná-la.

Definindo opções de conteúdo de filmes
O ideal nessa definição de busca de informações do The MovieBD é marcar as 3 primeiras opções de busca de conteúdo. Após selecioná-las, clique no botão Opções que está ao lado do botão Ok, e escolha a língua preferida (Preferred Language). As outras opções são a seu gosto.

Após a configuração do tipo de arquivos o sistema irá fazer uma busca na pasta selecionada e irá buscar informações sobre o filme de acordo com o nome da pasta e nome do arquivo. O processo de busca pode demorar um pouco, dependendo da quantidade de filmes na sua biblioteca.

Como nomear os filmes para o XBMC?

Digamos que o filme seja "Código de Honra". Para não errar no nome do filme vá em http://www.themoviedb.org e procure pelo nome do filme desejado. Copie nome junto com o ano, para evitar filmes que possuem mesmo nome. Então o nome da pasta e do aquivo do filme ficarão:

...filmes/Código de Honra (2011)/Código de Honra (2011).avi

O mesmo vale para a legenda, se houver:

...filmes/Código de Honra (2011)/Código de Honra (2011).str


 Filmes com nome trocado ou não estão aparecendo?

Podem acontecer erros de interpretação do sistema ao buscar informações pelo nome da pasta/arquivo. Verifique se o nome da pasta e do arquivo do filme estão corretos.

Adicionando os Seriados



O processo para adicionar os seriados é semelhante ao de filmes, só modificando na etapa em que se identifica o tipo de vídeo contidos no diretório, onde deverá ser selecionado Seriados. O Scraper escolhido para os seriados foi o The TVDB por se tratar de um banco de dados aberto. 

Definindo opções de conteúdo da séries
Nas definições escolha "Executar exame automatizado" e em opções (ao lado do botão OK) escolher o idioma (Language). Após sua configuração será iniciada a busca pelo conteúdo da pasta de seriados.

Como nomear os seriados para o XBMC?

Digamos que o seriado seja "Dexter".  O nome do arquivo tem que obedecer uma ordem, pois o seriados tem temporada(season) e episódios. Sendo assim, por exemplo, o seriado Dexter, temporada 1, episodio 1, ficaria assim:

.../series/Dexter/Dexter .s01e01.avi

Se fosse a 4ª temporada e fosse o 11º episódio, o arquivo ficaria assim:

.../series/Dexter/Dexter .s04e11.avi

Caso o seriado ou alguns episódios não estejam aparecendo, provavelmente ele não está nomeado corretamente.


A organização dos arquivos, nomeação e tudo mais, dá um certo trabalho, mas o resultado vale muito a pena.

O resultado de tudo será esse:




Links:

http://xbmc.org/
http://www.baixaki.com.br/download/xbmc-media-center.htm
http://www.themoviedb.org
http://thetvdb.com/

Versão do Ubuntu utilizada: 12.04 64 bits
kernel: 3.2.0-24-generic

CONVERSATION